A imagem
Vivemos numa sociedade onde a informação e cultura têm um tratamento predominantemente visual.
Segundo Gilles Deleuze a denominação de “civilização de Imagem” é sobretudo uma “civilização do cliché”, cuja explicação pode referir-se duplamente à inflacção icónica que assenta na redundância , e por outro lado na ocultação , distorção ou manipulação de certas imagens, de tal maneira que estas em vez de serem um meio para descortinar a realidade ocultam-na. Assim Deleuze insiste, afirmando que existe um interesse geral em “esconder algo na imagem”, este algo não é mais que o seu próprio carácter de persuasão.
Toda a linguagem icónica é resultado de uma estratégia significativa e como tal persuasiva.
Relacionado com as ideias acima referidas Abraham Moles alerta para a necessidade de analisar a dimensão numérica do trânsito das imagens, capazes de condicionar o comportamento humano.
Assim surge a necessidade de falar de ”ecologia da imagem “ que se ocupa da pressão visual a que somos submetidos diáriamente.
Necessário é também fazer a análise da comunicação e funcionamento dos discursos visuais, evitando a proliferação dessa espécie contemporânea que é o cego vidente .
Abraham Moles avança com um conjunto de características que permitem uma diferenciação das diversas espécies icónicas em termos quantitativos:
1 - grau de figuração de uma imagem
2 - grande iconicidade
3 - grau de complexidade
4 - grau de ocupação do campo visual
5 - espessura da trama e do grão
6 - distintas qualidades técnicas
https://www.univ-ab.pt/~bidarra/hyperscapes/video-grafias-195.htm
Definição de imagem
Dar uma Definição a para a palavra IMAGEM é uma tarefa difícil, principalmente devido a subjetividade associado a ela. Um antigo provérbio chinês já dizia: "Uma imagem contem mais de mil palavras...". Mais especificamente, e do ponto de vista da Computação Moderna podemos dizer que uma imagem contém uma imensa quantidade de informações e que um observador humano interpreta frequentemente globalmente e qualitativamente. Se falarmos mais concretamente, por exemplo do ponto de vista da Ótica, uma imagem é um conjunto de pontos que convergem num plano, mas se falarmos de forma abstrata uma imagem é um suporte para que realizemos trocas de informações. Quando aplicado a física experimental uma imagem pode representar o fenómeno estudado ou ainda ser uma organização de dados sob a forma bi-dimensional (matricial).
A imagem digital é a "materialização" de grande parte dos processos da Computação Gráfica e das Técnicas de Processamento Digital de Imagens. É também o ponto de partida da sua análise quando falamos de Visão por Computador. Podemos afirmar que a diversidade de aplicações da área de Análise de Imagens está na realidade associado ao fato desta carregar em si uma informação, e neste sentido ser comun a várias áreas.
Análise e Tratamento de Imagens
Fazer com que a analise de uma imagem se torne quantitativa e realizável por uma maquina é uma tarefa complexa. Tratar uma imagem, com o objetivo que esta seja quantitativa (para efetuarmos uma medida ou uma decisão) consiste na realidade em transforma-la sucessivamente afim de deixar mais acessível o seu conteúdo informacional. Esta transformação vai num sentido crescente do conteúdo da informação que ela carrega, começando pelo que é perto do sinal elétrico (baixo nível - grande quantidade de informação) até o que concerne uma medida ou uma decisão (o alto nível - pouca quantidade de informação).
O baixo custo de sistemas de Processamento Digital de Imagens modernos e realizados por microcomputadores permitiu a área da física experimental complementar os métodos experimentais normais com métodos específicos de analise de imagem e analise de sinais.
https://www.cbpf.br/~mpa/image.htm
A imagem fixa, em sala de aula, é fundamental no processo ensino aprendizagem.
O professor que pretende dedicar-se ao uso das imagens fixas na sala de aula, deve ter em conta alguns aspectos:
- A imagem é polissémica, pois até um simples retrato admite várias interpretações, (pode representar os nossos sentimentos no momento em que a observamos), cabe ao professor estar atento as estas diferenciações de sentido.
- A imagem possui um efeito de realidade, o que nos pode levar a uma realidade falseada.
As regras de composição são transversais à fotografia, desenho, pintura, banda desenhada e edição/criação digital de imagem.
O acto de fotografar é simples. Complexo é o acto de conceber: enquadrar, seleccionar, procurar que a imagem que fixa na película ou suporte de armazenamento capte um ponto de vista único, um sentimento a transmitir.
Na realização da selecção fotográfica é necessário que se respeite as mais elementares técnicas de composição e orientação da imagem: simetria, equilíbrio cromático/ gráfico, diagonal de força/ leitura, regra dos três terços, sobreposição, profundidade de campo, close up, contraste de cores, silhueta, perspectivas e controlo da exposição.
A cor e a textura da superfície de um objecto ou a qualidade da luz que o ilumina ajuda a determinar o ambiente da cena e a escolha da fotografia. A cor parte da nossa experiência em relação ao motivo.
A fotografia
Fotografar é uma arte que se torna gratificante se os resultados corresponderem ao objectivo desejado: o ângulo escolhido, a iluminação, o realce em grande plano, o desfoque propositado do fundo para um centro de interesse em primeiro plano destacando-o dos restantes, são factores primários que determinam a fotografia tal e qual se pretende.
Fotografia vem do grego e significa escrever com a luz…
Elementos básicos da fotografia:
- Luz (natural/artificial)
- Assunto/Tema
- Câmara (objectivo e possibilidades de controlo manual)
- Película ou filme, ou ainda placa fotossensível – CCD – nas câmaras digitais
- Processamento (revelação), no caso da fotografia convencional
Hoje em dia as máquinas digitais são abundantes e são fixadas por um CCD (Charge Coupled Device), um dispositivo óptico que detecta energia luminosa e a codifica em impulsos electrónicos correspondentes e, mais recentemente por sensores CMOS (Complementary Metal-Oxide-Semiconductor), gravando, em seguida, em cartões de memória.
Formatos de arquivo:
- BMP (Bitmap - mapas de bits)
- GIF
- JPEG
- PSD
- TIFF
- EPS
- Entre outros: PCX, PDF, PICT, PNG, PIXAR, DCS, IFF, FLASHPIX, TARGA, PNG, RAW, etc