A imagem

 Vivemos numa sociedade onde a informação e cultura têm um tratamento predominantemente visual.

Segundo Gilles Deleuze a denominação de “civilização de Imagem” é sobretudo uma “civilização do cliché”, cuja explicação pode referir-se duplamente à inflacção icónica que assenta na redundância , e por outro lado na ocultação , distorção ou manipulação de certas imagens, de tal maneira que estas em vez de serem um meio para descortinar a realidade ocultam-na. Assim Deleuze insiste, afirmando que existe um interesse geral em “esconder algo na imagem”, este algo não é mais que o seu próprio carácter de persuasão. 

Toda a linguagem icónica é resultado de uma estratégia significativa e como tal persuasiva.

Relacionado com as ideias acima referidas Abraham Moles alerta para a necessidade de analisar a dimensão numérica do trânsito das imagens, capazes de condicionar o comportamento humano.

Assim surge a necessidade de falar de ”ecologia da imagem “ que se ocupa da pressão visual a que somos submetidos diáriamente.

Necessário é também fazer a análise da comunicação e funcionamento dos discursos visuais, evitando a proliferação dessa espécie contemporânea que é o cego vidente .

Abraham Moles avança com um conjunto de características que permitem uma diferenciação das diversas espécies icónicas em termos quantitativos:

1 - grau de figuração de uma imagem

2 - grande iconicidade

3 - grau de complexidade

4 - grau de ocupação do campo visual

5 - espessura da trama e do grão

6 - distintas qualidades técnicas 

https://www.univ-ab.pt/~bidarra/hyperscapes/video-grafias-195.htm 

Definição de imagem

Dar uma Definição a para a palavra IMAGEM é uma tarefa difícil, principalmente devido a subjetividade associado a ela. Um antigo provérbio chinês já dizia: "Uma imagem contem mais de mil palavras...". Mais especificamente, e do ponto de vista da Computação Moderna podemos dizer que uma imagem contém uma imensa quantidade de informações e que um observador humano interpreta frequentemente globalmente e qualitativamente. Se falarmos mais concretamente, por exemplo do ponto de vista da Ótica, uma imagem é um conjunto de pontos que convergem num plano, mas se falarmos de forma abstrata uma imagem é um suporte para que realizemos trocas de informações. Quando aplicado a física experimental uma imagem pode representar o fenómeno estudado ou ainda ser uma organização de dados sob a forma bi-dimensional (matricial).

A imagem digital é a "materialização" de grande parte dos processos da Computação Gráfica e das Técnicas de Processamento Digital de Imagens. É também o ponto de partida da sua análise quando falamos de Visão por Computador. Podemos afirmar que a diversidade de aplicações da área de Análise de Imagens está na realidade associado ao fato desta carregar em si uma informação, e neste sentido ser comun a várias áreas.

Análise e Tratamento de Imagens

Fazer com que a analise de uma imagem se torne quantitativa e realizável por uma maquina é uma tarefa complexa. Tratar uma imagem, com o objetivo que esta seja quantitativa (para efetuarmos uma medida ou uma decisão) consiste na realidade em transforma-la sucessivamente afim de deixar mais acessível o seu conteúdo informacional. Esta transformação vai num sentido crescente do conteúdo da informação que ela carrega, começando pelo que é perto do sinal elétrico (baixo nível - grande quantidade de informação) até o que concerne uma medida ou uma decisão (o alto nível - pouca quantidade de informação).

O baixo custo de sistemas de Processamento Digital de Imagens modernos e realizados por microcomputadores permitiu a área da física experimental complementar os métodos experimentais normais com métodos específicos de analise de imagem e analise de sinais.

https://www.cbpf.br/~mpa/image.htm

 

A imagem fixa, em sala de aula, é fundamental no processo ensino aprendizagem.  

O professor que pretende dedicar-se ao uso das imagens fixas na sala de aula, deve ter em conta alguns aspectos:

- A imagem é polissémica, pois até um simples retrato admite várias interpretações, (pode representar os nossos sentimentos no momento em que a observamos), cabe ao professor estar atento as estas diferenciações de sentido.

- A imagem possui um efeito de realidade, o que nos pode levar a uma realidade falseada.

As regras de composição são transversais à fotografia, desenho, pintura, banda desenhada e edição/criação digital de imagem.

O acto de fotografar é simples. Complexo é o acto de conceber: enquadrar, seleccionar, procurar que a imagem que fixa na película ou suporte de armazenamento capte um ponto de vista único, um sentimento a transmitir.

Na realização da selecção fotográfica é necessário que se respeite as mais elementares técnicas de composição e orientação da imagem: simetria, equilíbrio cromático/ gráfico, diagonal de força/ leitura, regra dos três terços, sobreposição, profundidade de campo, close up, contraste de cores, silhueta, perspectivas e controlo da exposição.

A cor e a textura da superfície de um objecto ou a qualidade da luz que o ilumina ajuda a determinar o ambiente da cena e a escolha da fotografia. A cor parte da nossa experiência em relação ao motivo.

 

A fotografia

Fotografar é uma arte que se torna gratificante se os resultados corresponderem ao objectivo desejado: o ângulo escolhido, a iluminação, o realce em grande plano, o desfoque propositado do fundo para um centro de interesse em primeiro plano destacando-o dos restantes, são factores primários que determinam a fotografia tal e qual se pretende.

Fotografia vem do grego e significa escrever com a luz…

Elementos básicos da fotografia:

- Luz (natural/artificial)

- Assunto/Tema

- Câmara (objectivo e possibilidades de controlo manual)

- Película ou filme, ou ainda placa fotossensível – CCD – nas câmaras digitais

- Processamento (revelação), no caso da fotografia convencional

Hoje em dia as máquinas digitais são abundantes e são fixadas por um CCD (Charge Coupled Device), um dispositivo óptico que detecta energia luminosa e a codifica em impulsos electrónicos correspondentes e, mais recentemente por sensores CMOS (Complementary Metal-Oxide-Semiconductor), gravando, em seguida, em cartões de memória.

Formatos de arquivo:

- BMP (Bitmap - mapas de bits)

- GIF

- JPEG

- PSD

- TIFF

- EPS

- Entre outros: PCX, PDF, PICT, PNG, PIXAR, DCS, IFF, FLASHPIX, TARGA, PNG, RAW, etc

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