O áudio

Podcasting - Os podcast em contexto educativo

- O que é o podcasting e um podcast

- O podcasting em contexto educativo

- Benefícios e vantagens

- Constrangimentos

- Como criar um podcast

- Passos para criar um podcast

- Princípios a ter em conta na criação de um podcast com finalidade educativa

 

 O que é um podcast 

Da combinação da actual tecnologia RSS com o famoso formato de arquivos de áudio MP3 surgem os podcasts, conteúdos em formato de áudio, que podem ser baixados via Internet e ouvidos em leitores MP3 como o iPod e outros, ou em computadores, usando programas específicos.


Consolidados pela iniciativa do norte-americano Adam Curry no final de 2004, os podcasts reúnem diversas características que os tornam promissores no mundo das tecnologias de informação, com bons indicativos para uma maior democratização nos meios de produção, distribuição e acesso a conteúdos informativos.

O podcast é um ficheiro áudio ou vídeo, distribuído através da Internet, que pode ser subscrito através feeds RSS (Really Simple Sindication) e é facilmente descarregado para o computador, leitor de MP3, MP4 ou telemóvel.

Feeds RSS são um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo actualizado frequentemente, como é o caso de sites de notícias e blogues.
Existem também outros formatos de dados possíveis de serem comunicados por feeds RSS, tal como os arquivos de áudio, podcasts e vídeos.

Os sites distribuidores de informação, blogues ou canais de notícias disponibilizam um feed, que os utilizadores podem subscrever, no formato de hiperligação.

Os serviços que possibilitam aos usuários assinarem diferentes feeds são conhecidos como agregadores.

Um agregador é um programa que reúne as informações dos diferentes feeds escolhidos pelo utilizador, ligando-se periodicamente, ou sob comando do utilizador, para verificar a existência de novas actualizações, em diversos sites, sem precisar visitá-los um a um.


Desta forma, subscrever um feed significa incluir o link desse feed na sua lista de subscrições do agregador.

 

Benefícios e constrangimentos na utilização do podcasting

A publicação de programas na Internet, no formato audio e vídeo, assume um papel, cada vez mais relevante, no contexto da sociedade da informação, particularmente na área da educação.


Desta forma o podcasting apresenta alguns benefícios e vantagens relativamente ao seu uso, como instrumento ou ferramenta complementar da aprendizagem, conjugado com a utilização de outras ferramentas web 2.0.


Como benefícios e vantagens serão de destacar:


- Possibilidade de utilização dos ficheiros sempre que seja necessário;
- Liberdade para realização de outras tarefas durante a "utilização" do podcast;
- Poderá revelar-se como elemento de motivação para os estudantes e um estímulo à aprendizagem;
- Poderá desenvolver a responsabilidade, autonomia e criatividade dos alunos;
- Permite aos alunos aprender em contextos diferentes da escola;
- É um meio de divulgação de informação, que possibilita um acesso fácil e rápido à mesma;
- Possibilidade de qualquer pessoa poder produzir conteúdos, utilizando ferramentas simples e livres.


Por outro lado, existem constrangimentos na utilização do podcasting, sendo de referir:

- Falta de interacção, pelo menos imediata, entre professores e alunos;

- Heterogeneidade dos alunos, em relação ao acesso à tecnologia e Internet;
- Relatividade na garantia de qualidade dos conteúdos, uma vez que qualquer pessoa pode publicá-los na Internet;

- Poderá potenciar o desinteresse pela leitura.

 

Principais passos para criação de um podcast

Os principais passos para criação de um podcast.


Em primeiro lugar, utilizando um microfone e um programa adequado de captura, edição e compressão de áudio, procedemos à gravação do som que pretendemos transmitir.


Em segundo lugar, procedemos ao alojamento do ficheiro de áudio na Internet, ou seja, fazemos o upload do ficheiro de áudio gravado para um servidor web;


Em terceiro lugar, procedemos à criação de um feed para o ficheiro de áudio, o qual consiste na informação resumida acerca do ficheiro de áudio alojado na Internet;


Em quarto lugar, procedemos à publicação do podcast o que corresponde à optimização e divulgação da informação sobre o podcast disponibilizado.

No caso de se tratar de um podcast para ser utilizado em contexto educativo, este deve ter um propósito, um objectivo bem delineado, estruturado e coerente com as metas que se pretendem atingir e o público-alvo a que se destina.


Deste modo, na criação de um podcast com finalidade educativa devemos ter em conta os seguintes princípios:


- Definição de um breve roteiro orientador do discurso oral,

- Exposição dos temas ou conteúdos de forma clara, com boa entoação e expressividade;
- Boa qualidade de gravação, sem ruídos e com uma distância adequada em relação ao microfone;

- Utilização de programas de edição e compressão de áudio para cortar partes indesejadas e reduzir o tamanho dos ficheiros criados;

- Clareza na transição entre assuntos, recorrendo à utilização de sons ou alteração do tom de voz;

- Enriquecimento da exposição com sons ou música de fundo;

- Adequação do tempo de cada episódio à finalidade do podcast e de forma a evitar o cansaço e o desvio de atenção do ouvinte; 


A utilização do podcast pode ser feita de duas formas: em interacção directa através da Internet, ou através do descarregamento dos ficheiros para os dispositivos de reprodução digital de áudio mais conhecidos, tais como, ipods e mp3 players. Esta segunda modalidade, ou seja descarregamento de ficheiros, apresenta uma grande vantagem para a aprendizagem porque o aluno pode executar os ficheiros descarregados às vezes que quiser, sem necessidade de ter uma conexão à Internet, além de o poder fazer em qualquer local situação ou hora do dia.


O que diferencia os podcasts dos blogs de áudio é a forma como o conteúdo é distribuido, utilizando o RSS 2.0. O arquivo RSS é extremamente simples, oferecendo algumas informações sobre o podcast e o arquivo a ser baixado pelo programa. A sua criação deve seguir algumas regras básicas para que ele funcione e sirva como ponte entre o seu arquivo de áudio e o agregador, ou seja, o programa usado pelos ouvintes para baixar automaticamente o seu podcast.